CURSO ONLINE, AO VIVO
ABC BOUM+
Ministrantes
Judith Beaulieu
Coautora e formadora
Judith Beaulieu, terapeuta ocupacional, faz parte da equipe de treinadores há quase 20 anos. Seu desejo de transmitir seus conhecimentos e promover práticas grafomotoras eficazes para todas as crianças a levou a se tornar coautora do ABC boum +.
Desde o início de sua carreira, ela tem dedicado sua prática à infância. Ao longo dos anos, ela trabalhou em vários ambientes escolares e contribuiu, como tutora e palestrante convidada, para o programa de terapia ocupacional da Universidade de Montreal. Trabalhou com a equipe de Terapia Ocupacional de Casa para Escola por 15 anos. Ela ainda é apresentadora das redes sociais.
Morando em Rivière-du-Loup, às margens do rio São Lourenço, desde 2015, ela exerce sua profissão no Centre intégré de santé et de services sociaux du Bas St-Laurent (CISSS BSL) no programa de Deficiência Motora Infantil. Ainda como terapeuta ocupacional, ela está envolvida em sua comunidade, particularmente na Maison de la famille du Grand Portage, onde tem o prazer de compartilhar noções e dicas com os pais.
Fundadora, Coautora e formadora
Terapeuta ocupacional de profissão, Natasha Rouleau é a instigadora da aventura do ABC Boum. Seu interesse pelo desenvolvimento dos processos de escrita e sua paixão pelas ligações entre pesquisa e prática levaram-na a concluir o mestrado em ciências da educação. Foi colaboradora da Cátedra de Pesquisa sobre Aprendizagem da Leitura e Escrita em Crianças Pequenas (CREALEC) de 2010 a 2021. Continua envolvida em vários projetos de investigação relacionados com o ensino, avaliação e reabilitação de competências grafomotoras.
Ela é professora assistente clínica no programa de terapia ocupacional da Universidade de Montreal. Entre outras coisas, ela é responsável por um projeto colaborativo com centros de serviços escolares na área da grande Montreal, que permite que seus alunos ofereçam serviços de terapia ocupacional para professores e crianças em escolas em áreas desfavorecidas. É palestrante e formadora em programas de educação continuada no Canadá, França e Suíça.
Do ponto de vista clínico, sempre dividiu seu tempo entre o ambiente escolar e a clínica. É co-fundadora da Terapia Ocupacional de Casa para Escola. Apesar de suas atividades de ensino, Natasha continua acompanhando as crianças e acompanhando as equipes de professores em campo com muito prazer.
Curso exclusivo para Terapeutas Ocupacionais
Natasha Rouleau
OBJETIVOS
• Compreender as dificuldades da escrita manual e suas origens;
• Ajudar eficazmente as crianças a desenvolver as suas competências grafomotoras e generalizá-las num contexto de escrita funcional, de acordo com as necessidades da população atendida;
• Usar evidências de pesquisa para implementar as melhores práticas de ensino e reabilitação da grafomotricidade;
• Implantar intervenções baseadas na escola como parte de uma abordagem em camadas, como RAI (resposta à intervenção);
• Envolver-se em uma abordagem divertida de reeducação para a escrita.
PRÓXIMO CURSO - 2025
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Identificar os fatores de influência do desenvolvimento das habilidades grafomotoras em crianças.
• Antecipar potenciais obstáculos ao desenvolvimento de habilidades grafomotoras em crianças com desafios particulares.
• Realizar uma avaliação da caligrafia, incluindo a consideração da escrita produzida em um contexto ecológico, observações, análise de dificuldades de legibilidade e medidas de velocidade de escrita.
• Avaliar e julgar o impacto dos componentes motores e cognitivos, bem como fatores ambientais na eficácia da escrita manual.
• Conceber uma intervenção adaptada ao seu contexto de prática e de integração (de forma paralela ou complementar) de meios que visam a reparação, adaptação e compensação.
• Desenvolver intervenções usando abordagens centradas em tarefas.
• Planejar uma abordagem de ensino com base nos fundamentos teóricos e recomendações práticas da abordagem ABC Boum +.
• Selecionar, entre as ferramentas de intervenção apresentadas, aquelas que melhor correspondem às necessidades do aprendiz com base nas teorias de aprendizagem motora e no esquema de referência 4QM.
• Usar abordagens que visem melhorar as habilidades motoras e viso motoras de maneira complementar às abordagens baseadas em tarefas, quando apropriado, dependendo da idade, contexto e evidências científicas disponíveis.
• Diferenciar os meios que permitem uma abordagem colaborativa com as partes interessadas da escola e a implementação de um pequeno grupo ou intervenção individualizada.
PROGRAMA
Meios pedagógicos
• Apresentações (clássicas e interativas)
• Demonstrações
• Vídeos em modo assíncrono
• Situações clínicas/estudos de caso
• Discussões
• Workshops e trabalhos em pequenos grupos
• Exercícios de análise de legibilidade
Agenda
• Modelos conceituais de escrita e grafomotricidade
• Expectativas do ambiente escolar
• Bastão vs cursiva: análise crítica dos dados disponíveis
• Programas motores de escrita, integração ortográfico-motor e automatização: os fundamentos do ABC boum +
• Fatores de influência do desenvolvimento e desempenhos grafomotores
Avaliação
• Procedimento de avaliação da caligrafia
- Legibilidade e velocidade
- Preensão e controle do lápis
- Componentes motores, viso motores e cognitivos (ex. : integração ortográfico-motora, autorregulação, gestão cognitiva, etc.)
- Fatores ambientais.
• Reflexão sobre o uso de ferramentas padronizadas para a avaliação da caligrafia
• trilhas para escrever relatórios de avaliação e planos de intervenção,
Intervenção
• Esquema de aprendizagem motora, incluindo exploração e ensino multissensorial e esquema 4QM como base para o ABC boum + (vídeo assíncrono e período de perguntas síncronas)
• Modelos de prestação de serviços e contextos de prática
• Melhores práticas de pesquisa sobre o desenvolvimento e ensino da grafomotricidade
Abordagens Top-down
• ABC BOUM +
- Visão geral e organização do material
- Percurso pedagógico: colocando em prática conceitos teóricos
- Percursos de ensino e seleção de estratégias de reabilitação :
▪ traços;
▪ o primeiro nome mais especificamente;
▪ letras, sequências, palavras;
▪ números;
▪ o tamanho da escrita;
▪ a proporção entre as letras;
▪ alinhamento e escrita nas linhas.
• Outras estratégias top-down para espaçamento, preensão no lápis, estratégias de cópia, etc.
• O Gabinete completo de Jogos ABC boum +, atividades divertidas e eficazes para:
▪ prática de bloqueio e autocorreção
▪ integração ortográfico-motora
▪ automatização e ganho de velocidade
▪ ajuste e flexibilidade
▪ escrita de números
▪ controle de lápis
• Aplicativos para tablets: como usá-los
• Modulação da intervenção com crianças com desafios especiais (TDAH, TDC, TSA, DI, PC, etc.)
• Adaptação e compensação
• Intervenções sobre fatores ambientais
Abordagens Bottom-Up (em complemento às abordagens top-down)
• Revisão anatômica: estabilidade e mobilidade para a função
• Atividades para desenvolver, estimular, fortalecer e/ou exercitar
(parcialmente ao vivo e parcialmente assíncrono) :
- Estabilidade postural e ajustes posturais
- A função do membro superior (destreza digital, estabilidade, dissociação...)
- Controle do lápis e habilidades viso motoras
Perguntas Frequentes
Terei material ?
Sim, a apostila do Curso será disponibilizada em formato eletrônico alguns dias antes do Curso
Qual a carga horário do Curso?
O curso tem 33 horas de aulas
Terei um Certificado?
Sim, o Certificado eletrônico para os participantes com 100% de presença será disponibilizado pelas Ministrantes.
Posso me inscrever um dia antes do Curso?
As vagas para este curso são LIMITADAS - assim que as vagas forem preenchidas, as inscrições se encerram.
Como é feita a inscrição?
Clique no botão "QUERO ME INSCREVER" - você será redirecionado(a) à página de inscrição.
Como é feito o pagamento?
O pagamento poderá ser feito à vista no boleto, com desconto, ou parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito, acrescidos de juros da operadora.
Onde será realizado o Curso?
O curso é online, e será transmitido pelo Zoom.
Você deverá ter o zoom instalado em seu computador ou celular.
O acesso ao curso somente poderá ser feito por 1 dispositivo.
O curso será gravado? E se eu perder uma aula?
Este é um curso para ser assistido ao vivo, online.
Caso tenha algum problema de conexão ou um problema médico, nos comunique para que o conteúdo seja disponibilizado.