top of page
Redemoinho
CURSO ONLINE, AO VIVO

ABC BOUM+

abc.jpg

Ministrantes
Judith Beaulieu

Coautora e formadora

Judith Beaulieu, terapeuta ocupacional, faz parte da equipe de treinadores há quase 20 anos. Seu desejo de transmitir seus conhecimentos e promover práticas grafomotoras eficazes para todas as crianças a levou a se tornar coautora do ABC boum +. 

Desde o início de sua carreira, ela tem dedicado sua prática à infância. Ao longo dos anos, ela trabalhou em vários ambientes escolares e contribuiu, como tutora e palestrante convidada, para o programa de terapia ocupacional da Universidade de Montreal. Trabalhou com  a equipe de Terapia Ocupacional de Casa para Escola  por 15 anos. Ela ainda é apresentadora das redes sociais.

Morando em Rivière-du-Loup, às margens do rio São Lourenço, desde 2015, ela exerce sua profissão no Centre intégré de santé et de services sociaux du Bas St-Laurent (CISSS BSL) no programa de Deficiência Motora Infantil. Ainda como terapeuta ocupacional, ela está envolvida em sua comunidade, particularmente na Maison de la famille du Grand Portage,  onde tem o prazer de compartilhar noções e dicas com os pais.

Fundadora, Coautora e formadora

Terapeuta ocupacional de profissão, Natasha Rouleau é a instigadora da aventura do ABC Boum. Seu interesse pelo desenvolvimento dos processos de escrita e sua paixão pelas ligações entre pesquisa e prática levaram-na a concluir o mestrado em ciências da educação. Foi colaboradora da Cátedra de Pesquisa sobre Aprendizagem da Leitura e Escrita em Crianças Pequenas (CREALEC) de 2010 a 2021. Continua envolvida em vários projetos de investigação relacionados com o ensino, avaliação e reabilitação de competências grafomotoras.  

Ela é professora assistente clínica no programa de terapia ocupacional da Universidade de Montreal. Entre outras coisas, ela é responsável por um projeto colaborativo com centros de serviços escolares na área da grande Montreal, que permite que seus alunos ofereçam serviços de terapia ocupacional para professores e crianças em escolas em áreas desfavorecidas. É palestrante e formadora em programas de educação continuada no Canadá, França e Suíça.

Do ponto de vista clínico, sempre dividiu seu tempo entre o ambiente escolar e a clínica. É co-fundadora da Terapia Ocupacional de Casa para Escola. Apesar de suas atividades de ensino, Natasha continua acompanhando as crianças e acompanhando as equipes de professores em campo com muito prazer.  

Curso exclusivo para Terapeutas Ocupacionais

Natasha Rouleau

OBJETIVOS

• Compreender as dificuldades da escrita manual e suas origens;

• Ajudar eficazmente as crianças a desenvolver as suas competências grafomotoras e generalizá-las num contexto de escrita funcional, de acordo com as necessidades da população atendida;

• Usar evidências de pesquisa para implementar as melhores práticas de ensino e reabilitação da grafomotricidade;

• Implantar intervenções baseadas na escola como parte de uma abordagem em camadas, como RAI (resposta à intervenção);

• Envolver-se em uma abordagem divertida de reeducação para a escrita.

PRÓXIMO CURSO - 2025

Cruzes Brancas

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Identificar os fatores de influência do desenvolvimento das habilidades grafomotoras em crianças.

• Antecipar potenciais obstáculos ao desenvolvimento de habilidades grafomotoras em crianças com desafios particulares.

• Realizar uma avaliação da caligrafia, incluindo a consideração da escrita produzida em um contexto ecológico, observações, análise de dificuldades de legibilidade e medidas de velocidade de escrita.

• Avaliar e julgar o impacto dos componentes motores e cognitivos, bem como fatores ambientais na eficácia da escrita manual.

• Conceber uma intervenção adaptada ao seu contexto de prática e de integração (de forma paralela ou complementar) de meios que visam a reparação, adaptação e compensação.

• Desenvolver intervenções usando abordagens centradas em tarefas.

• Planejar uma abordagem de ensino com base nos fundamentos teóricos e recomendações práticas da abordagem ABC Boum +.

• Selecionar, entre as ferramentas de intervenção apresentadas, aquelas que melhor correspondem às necessidades do aprendiz com base nas teorias de aprendizagem motora e no esquema de referência 4QM.

• Usar abordagens que visem melhorar as habilidades motoras e viso motoras de maneira complementar às abordagens baseadas em tarefas, quando apropriado, dependendo da idade, contexto e evidências científicas disponíveis.

• Diferenciar os meios que permitem uma abordagem colaborativa com as partes interessadas da escola e a implementação de um pequeno grupo ou intervenção individualizada.

PROGRAMA

PROGRAMA

Meios pedagógicos

• Apresentações (clássicas e interativas)

• Demonstrações

• Vídeos em modo assíncrono

• Situações clínicas/estudos de caso

• Discussões

• Workshops e trabalhos em pequenos grupos

• Exercícios de análise de legibilidade

Agenda

• Modelos conceituais de escrita e grafomotricidade

• Expectativas do ambiente escolar

• Bastão vs cursiva: análise crítica dos dados disponíveis

• Programas motores de escrita, integração ortográfico-motor e automatização: os fundamentos do ABC boum +

• Fatores de influência do desenvolvimento e desempenhos grafomotores

 

Avaliação

• Procedimento de avaliação da caligrafia

- Legibilidade e velocidade

- Preensão e controle do lápis

- Componentes motores, viso motores e cognitivos (ex. : integração ortográfico-motora, autorregulação, gestão cognitiva, etc.)

- Fatores ambientais.

• Reflexão sobre o uso de ferramentas padronizadas para a avaliação da caligrafia

• trilhas para escrever relatórios de avaliação e planos de intervenção,

 

Intervenção

• Esquema de aprendizagem motora, incluindo exploração e ensino multissensorial e esquema 4QM como base para o ABC boum + (vídeo assíncrono e período de perguntas síncronas)

• Modelos de prestação de serviços e contextos de prática

• Melhores práticas de pesquisa sobre o desenvolvimento e ensino da grafomotricidade

 

Abordagens Top-down

• ABC BOUM +

- Visão geral e organização do material

- Percurso pedagógico: colocando em prática conceitos teóricos

- Percursos de ensino e seleção de estratégias de reabilitação :

▪ traços;

▪ o primeiro nome mais especificamente;

▪ letras, sequências, palavras;

▪ números;

▪ o tamanho da escrita;

▪ a proporção entre as letras;

▪ alinhamento e escrita nas linhas.

• Outras estratégias top-down para espaçamento, preensão no lápis, estratégias de cópia, etc.

• O Gabinete completo de Jogos ABC boum +, atividades divertidas e eficazes para:

▪ prática de bloqueio e autocorreção

▪ integração ortográfico-motora

▪ automatização e ganho de velocidade

▪ ajuste e flexibilidade

▪ escrita de números

▪ controle de lápis

• Aplicativos para tablets: como usá-los

• Modulação da intervenção com crianças com desafios especiais (TDAH, TDC, TSA, DI, PC, etc.)

• Adaptação e compensação

• Intervenções sobre fatores ambientais

 

Abordagens Bottom-Up (em complemento às abordagens top-down)

 

• Revisão anatômica: estabilidade e mobilidade para a função

• Atividades para desenvolver, estimular, fortalecer e/ou exercitar

              (parcialmente ao vivo e parcialmente assíncrono) :

-  Estabilidade postural e ajustes posturais

-  A função do membro superior (destreza digital, estabilidade, dissociação...)

-  Controle do lápis e habilidades viso motoras

Quando acontecerá o curso? 

1.png

2025 - AGUARDE A CONFIRMAÇÃO DAS DATAS

4.png

Carga Horária - 34 horas

O curso será transmitido por Zoom

JÁ ABRIMOS AS RESERVAS PARA 2025

Perguntas Frequentes

Terei material ?

Sim, a apostila do Curso será disponibilizada em formato eletrônico alguns dias antes do Curso

Qual a carga horário do Curso?

O curso tem 33 horas de aulas 

Terei um Certificado?

Sim, o Certificado eletrônico para os participantes com 100% de presença será disponibilizado pelas Ministrantes.

Posso me inscrever um dia antes do Curso?

As vagas para este curso são LIMITADAS - assim que as vagas forem preenchidas, as inscrições se encerram.

Como é feita a inscrição?

Clique no botão "QUERO ME INSCREVER" - você será redirecionado(a) à página de inscrição.

Como é feito o pagamento?

O pagamento poderá ser feito à vista no boleto, com desconto, ou parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito, acrescidos de juros da operadora.

Onde será realizado o Curso?

O curso é online, e será transmitido pelo Zoom.

Você deverá ter o zoom instalado em seu computador ou celular.

O acesso ao curso somente poderá ser feito por 1 dispositivo.

O curso será gravado? E se eu perder uma aula?

Este é um curso para ser assistido ao vivo, online. 

Caso tenha algum problema de conexão ou um problema médico, nos comunique para que o conteúdo seja disponibilizado.

Reservas 2025!  Vagas Limitadas!

Depositphotos_22064167_XL.jpg

Quero reservas minha vaga

  • Instagram
  • Facebook

FORMULÁRIO PARA RESERVA DE VAGA 2025

ABC BOUM+

Obrigado(a) por se registrar. Enviaremos seu boleto em até 24 horas

bottom of page